quarta-feira, 13 de dezembro de 2017



QTC INTEGRAÇÃO ----  JUNTOS SOMOS MAIS – 22.11.2017

                 Dezenove horas  em Campina Grande.
     Entra no ar neste momento, mais um  QTC  semanal da ECRA, através da estação de PR7- CP – pertencente ao CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE,  com a apresentação  destes amigos de vocês,  João Barros – PR7 – TT e Rômulo Vale - PR7 – MRV e  Coordenação Geral de Paulo Germano – PR7-PG. 

  Pedimos aos  colegas   que deixem a frequência livre por alguns minutos,  a fim de  que possamos levar algumas informações de interesse  daqueles que gostam e praticam o radioamadorismo.

   O CRCG, transmite este informativo, todas as quartas feiras, neste horário, através do Sistema Paraibano de VHF, utilizando as frequências: 145.330 Mhz, 147.390 Mhz e  147.150 Mhz, com as repetidoras instaladas na Pedra de Santo Antonio, Pico do Jabre e  Serra do Cajá, respectivamente, podendo também ser assistido e lido através do nosso aplicativo ECRACG – sistema Andróide, é só baixar em seu celular e  escutar de qualquer parte do Pais e do mundo.

 Noticias da ECRA:

   Próximo sábado, a ECRA estará realizando a sua tradicional festa de confraternização, quando espera reunir um grande número de colegas juntamente com seus familiares.

    Na oportunidade, além de congraçamento natalino entre os colegas presentes a atual diretoria aproveitará para fazer uma rápida prestação de contas de tudo aquilo que foi realizado na presente gestão, como também ser mostrado os serviços de melhoramentos realizados em nossa sede social, como pintura geral de todas as dependências, instalação de câmaras e rede elétrica a fim de dar uma maior segurança ao seu patrimônio, restauração de toda rede hidráulica, pois a até então existente contava com mais de vinte anos e teve que ser toda mudada.

   Portanto, caro  colega, sua presença a nossa festa de confraternização será motivo de alegria para todos nós que estamos terminando mais um ano de muito trabalho e abnegação.

 Radioamadorismo é um hobby técnico-científico

O radioamadorismo é um hobby técnico-científico e um serviço de telecomunicação que dar oportunidade de uma comunicação com outros colegas radioamadores de todas as partes do mundo por meio de uma estação de rádio, trazendo dessa forma benefícios dos mais diversos por permitir a integração entre pessoas de várias culturas e países.

   É praticado em quase todos os países do mundo por pessoas devidamente habilitadas e licenciadas pelas autoridades de telecomunicações, no caso no Brasil, pela ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações.

   O radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamenta as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade que obrigatoriamente devem ser seguidas pelos praticantes, chamados de radioamadores.

  Em tais frequências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade.

  O radioamadorismo não deve ser confundido com o Serviço Rádio do Cidadão (conhecido como PX no Brasil) ou Serviço Limitado Privado (exercido nos comunicados via rádio por categorias profissionais como motoristas, taxistas, caminhoneiros

  É possível afirmar que o radioamadorismo começou juntamente com as primeiras emissões de rádio no final do século XIX.

  Como ainda não existiam fábricas de rádios até então, mas a curiosidade na comunicação a distância era crescente, diversas pessoas começaram a montar seus próprios equipamentos e antenas de forma caseira a título de experimentos e deu-se então o início desse hobby que se tornou conhecido mundialmente

  Existem no mundo muitos tipos de radioamadores, aqueles que procuram ter uma estação de radiocomunicação com intuito de adquirir conhecimento em diversos ramos da ciência, pois, para se ter uma estação de rádio é necessário dominar diversos ramos do conhecimento tecnológico e científico, alguns são: a eletricidadecomunicação, a eletrônica, a mecânica, incluindo a matemática e a física em modo geral, para os aficionados em comunicados a longa distância, chamados de DX, destacam-se o conhecimento da meteorologia, da astronomia, além de conhecimentos de geografia, dentre outros ramos do conhecimento. Muitos profissionais das mais diversas áreas nasceram a partir de estudos feitos no radioamadorismo.

   O principal objetivo do radioamador é o aprimoramento de sua estação de rádio através da melhoria constante de seus equipamentos e antenas.
   O radioamador utiliza as ondas de rádio como meio de propagação de seus comunicados, bem como o estudo da propagação de ondas no espaço, a reflexão ionosféricareflexão lunar, estudos do espectro de radiofrequência em geral, aspectos geográficos em radiocomunicação.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário